História


O GTACC – Grupo Técnico de Assistência e Consultoria em Citrus, surgiu da ideia dos agrônomos Kley Benedetti Leme e Luiz Ventura de Aquino em reunir profissionais ligados a atividade citrícola para formar um grupo que se reunisse periodicamente a fim de trocar informações e opiniões para o desenvolvimento da citricultura.

Assim, em dezembro de 1999, período considerado crítico para a citricultura, surgiu o GTACC, contando originalmente com oito sócios, todos engenheiros agrônomos atuantes no Estado de São Paulo.

A cidade de Bebedouro foi escolhida para instalação da sede do grupo, por sua boa localização geográfica, permitindo a proximidade entre todos os membros, e pela tradição citrícola da região.

As dificuldades vivenciadas por toda cadeia citrícola nos primeiros meses de existência do grupo serviram para definir seus objetivos e metas, além de consolidar a união entre seus membros.

À medida que a troca de idéias entre os profissionais mostravam-se proveitosas, as reuniões tornaram-se mais constantes e o GTACC passou a viabilizar a realização de palestras com renomados especialistas na área.

Passados mais de dez anos de sua fundação, o GTACC possui hoje uma sólida imagem: conta com catorze engenheiros agrônomos que, vinculados a empresas ou atuando individualmente, fornecem consultoria para 230 produtores, responsáveis pelo cultivo de, aproximadamente, 32 milhões de plantas cítricas, além de 7 milhões de mudas cítricas distribuídas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Goiás.

O Grupo também conquistou uma sede própria, com toda a estrutura necessária para o trabalho do grupo e das equipes das empresas parceiras, com ampla sala para reuniões, salas de apoio, biblioteca à disposição de produtores, estudantes e profissionais interessados.

A entidade não possui fins lucrativos e sua principal finalidade é oferecer aos seus membros a possibilidade de aprimorar conhecimentos, para que possam prestar um serviço especializado em benefício do desenvolvimento da citricultura brasileira e que gere condições ideais para seu desenvolvimento sustentável.