Valorizando o setor sucroenergético e a ética dentro dos desafios enfrentados pelos produtores, aumentar a produção do canavial sem crescer em área é o maior desafio dos produtores de cana-de açúcar. Nessa missão, o segredo daqueles que têm se destacado tem sido o investimento em tecnologias e ferramentas que ajudem a suprir as necessidades fisiológicas das plantas no momento certo e na quantidade necessária.
Dentro dessa proposta o grupo de consultores GTACC, que atua na área de citros há 21 anos com ética e responsabilidade, enfrentou esse mesmo desafio em outrora e comprovadamente, com bons profissionais nas diferentes áreas necessárias, o manejo correto e as boas instituições comprometidas, venceu essa batalha. Hoje nasce o GTACCana, composto por profissionais do mais alto gabarito, com o ideal de realizar o aumento de produção nos próximos 5 cortes da lavoura com média na casa dos 3 dígitos, mas além desse parâmetro, o que é mais relevante, elevar a ATR por tonelada de cana, proporcionando assim incrementos de toneladas de açúcar por hectare.
O grupo trabalha em prol do setor afim de reunir os participantes de toda a cadeira sucroenergética para a difusão de conhecimento
O GTACCana não tem fins lucrativos e sua principal finalidade é oferecer aos seus membros a possibilidade de aprimorar conhecimentos para que possam prestar um serviço especializado em benefício do desenvolvimento da cadeia sucroenergética e que gere condições ideais para que isso ocorra de forma sustentável. Para tanto é necessário contar com importantes empresas do setor, sendo assim os parceiros são fundamentais no processo.
Através de informações testadas sobre os produtos de parceiros, todos ganham, desde os membros do grupo aos produtores atendidos; graças às discussões técnica e à troca de conhecimentos, as empresas conseguem posicionar melhor seus produtos no mercado. Interessante citar a possibilidade de crescimento profissional que as reuniões rotineiras oferecem a todos. Os participantes dificilmente teriam outra oportunidade de ouvir relatos sobre a atuação de determinado produto nas diversas condições das regiões de produção de cana ou de discutir diferentes questões fitossanitárias narradas a partir das experiências profissionais de quem milita na área há muitos anos.
Estrategicamente conduzidas, as parcerias viabilizam conjuntamente a instalação de campos demonstrativos, dias de campo, áreas polo, palestras, que, em outras palavras, servem não apenas para observar o comportamento prático dos produtos e o grau de satisfação dos produtores, mas também, para gerar um quadro de tendências gerais do mercado. Com isso, os produtores passam a ser os principais beneficiados das informações geradas e assim alcançarão o resultado da tão almejada produtividade na casa dos 3 dígitos.
• Curso Técnico em Agropecuária : UNESP - Jaboticabal - S.P. (1980).
• Curso Superior de Engenharia Agronômica : UFLA - Universidade Federal de Lavras - Lavras - M.G. (1985).
• Citroprodutora Santa Margarida Ltda. (Fasanella) - 2 anos (Eng. Agr. Regional).
• Sucocítrico Cutrale Ltda - 11 anos ( Eng. Agr. Regional Senior Programação Fitossanitária, Previsão Orçamentária, Treinamentos).
• Consultor Independente desde 1999.
• Membro Fundador e Tesoureiro do GTACC.
• Visita Técnica à Citricultura da África do Sul (Outubro 2003), Uruguai (Abril 2005), EUA (Agosto 2005), México (Agosto 2006) e Cuba (Agosto 2006).
Alameda Ouro Preto, 449 - Jardim do Bosque
CEP: 14.708-056 • Bebedouro - SP
(17) 3343-1661 • (17) 99777-7987
E-mail: tadeu@gtacc.com.br